Como funciona a Bitcoin

Os mineiros de bitcoin executam uma função que é análoga à de mineração de ouro, no entanto, com diferenças substanciais. Enquanto que os mineiros de ouro mineram rochas para obter ouro, cuja integridade e escassez é baseada em características internas que são baseadas nos átomos e nas leis da química, os mineiros de bitcoin mineram números cuja integridade e escassez é baseada em características internas que são baseadas em protocolos criptográficos e nas leis da matemática.

A mineração de bitcoin é a função que garante que os números e a informação na rede Bitcoin estão seguros, validados e verificados.

A comunidade de mineração bitcoin tem de resolver um complexo problema matemático de criptografia para criar um novo bloco. Uma vez resolvido o problema, a resposta pode ser facilmente verificada pelos outros mineiros da rede Bitcoin. São produzidos novos blocos aproximadamente a cada dez minutos e a dificuldade do complexo problema criptográfico varia de acordo com o poder de computação global da rede Bitcoin. Além disto, os mineiros também verificam as transações, que são registos de transferência transmitidos através da rede peer-to-peer como transações. Essas transações são então processadas e confirmadas ao serem incluídas num bloco e adicionando esse bloco ao índice de blocos (blockchain).

Cada transação é incluída num bloco e o conjunto de todos os blocos constitui o índice de blocos (blockchain) da rede Bitcoin. Portanto, o índice de blocos Bitcoin contém o registo de todas as transações que já ocorreram na rede Bitcoin.


A maioria dos mineiros de bitcoin realiza esta tarefa porque os mineiros que resolvem um bloco ganham as taxas de transação pagas pelos utilizadores para a rápida confirmação das suas transações e também são recompensados com novas bitcoins cuja quantidade está pré-determinada pelo protocolo Bitcoin.

A mineração de bitcoin é um mercado altamente competitivo. Os mineiros de bitcoin são incapazes, quer de aumentar a sua própria recompensa além das regras do protocolo, quer de processar transações inválidas ou fraudulentas que podem danificar a rede Bitcoin. Porque qualquer pessoa se pode tornar um mineiro de bitcoin e a rede Bitcoin é a maior rede de computação distribuída do mundo, é extremamente difícil e improvável que um mineiro que esteja a operar de forma maliciosa possa comprometer o índice de blocos (blockchain). Sendo assim, o processo de mineração bitcoin é usado para proteger a neutralidade e o consenso da rede, mesmo que nem todos os mineiros sejam de confiança.

Posts Relacionados

Enviar um comentário

Subscrever por Email