Que problema é resolvido pela mineração de Bitcoin?

Esta é uma das perguntas mais frequentes sobre a mineração de Bitcoin, afinal o que fazem os mineiros? Que problema estão a tentar resolver? Pode ser resolvido com papel e caneta? Estão a desperdiçar recursos? Estão a usar o poder de computação para algo ilegal?

O problema que está a ser resolvido é a criptografia. Uma string é transformada em outra string. Uma cifra muito simples seria multiplicar por 6.

1 -> 6 ; 2 -> 12 ; 3 -> 18 ...

É introduzida uma string e o resultado de saída é uma string diferente. Existem problemas em usar a cifra "multiplicar por 6", sendo o principal a facilidade em quebrar esta cifra, bastando dividir por 6... Além disso, o número resultante irá ficar cada vez maior, o que também é um problema.

Para contornar esta situação, todos os tipos de operações matemáticas complexas são executadas em longas sequências de números. A explicação de todo o algoritmo é bastante longa, assim, em baixo encontra um diagrama de um passo de um hash. À direita encontram-se funções matemáticas especiais muito tediosas e que requerem um computador para serem calculadas.


Os novos mineiros de Bitcoin fazem o passo acima descrito muitas vezes para fazer uma hash. Em seguida, fazem umas 65 milhões de hashes por segundo, por isso pode não valer a pena fazer em papel e caneta.

Pode experimentar por si mesmo neste website. Coloque um valor qualquer em Data e calcule a hash SHA256. Terá de alterar o input adicionando valores até que a resposta comece com um zero.

Com Bitcoin é um pouco mais complicado, porque algumas informações tem de ser incluídas, como a hash do último bloco. Sendo assim, o actual bloco depende de todos os blocos antes dele. A "dificuldade" é alterada simplesmente aumentando o número de zeros no início da resposta (0hmfjz6uj..., 00upffw94..., 0009dfg48dt...), isto torna mais difícil de encontrar a resposta. À medida que mais pessoas mineram, o problema torna-se mais difícil e é ajustado para que seja resolvido a cada 10 minutos em média.

Para mais informações sobre mineração veja também: O que é minerar Bitcoin?

Posts Relacionados

Enviar um comentário

Subscrever por Email