Moedas Alternativas à Bitcoin

A Bitcoin não é a única moeda criptográfica disponível. Foi a primeira a ser criada e pelo facto do software Bitcoin ser livre, é natural que surjam projectos baseados na Bitcoin. Assim sendo, outras moedas estão a crescer em popularidade e valor, e prometem oferecer melhorias técnicas que as tornam mais adequadas para o uso em larga escala.

Algumas destas moedas já representam um mercado valorizado na ordem dos milhões de dólares, como a Litecoin (mais de 40 milhões de dólares) e a PPCoin (mais de 4 milhões de dólares).

Descubra que outras moedas alternativas à Bitcoin estão disponíveis no mercado.

Litecoin (LTC)

A Litecoin é considerada a segunda moeda criptográfica mais popular a seguir à Bitcoin. A Litecoin foi lançada em Outubro de 2011. É baseada no protocolo Bitcoin, mas oferece um algoritmo de mineração diferente, o Scrypt. A Litecoin pode ser minerada mais rápido e de forma mais eficiente, mesmo com computadores comuns, devido à rápida confirmação de transações, que é de 2,5 minutos em média.

A principal razão da popularidade da Litecoin é o facto do seu algoritmo de mineração ser diferente do da Bitcoin. A mineração de Bitcoin transformou-se numa corrida ao poder de computação onde os computadores comuns não têm chance. A Litecoin atinge assim esse grupo de utilizadores e oferece um sistema de mineração baseado no scrypt que pode ser usado em CPUs e GPUs vulgares. Além disso, a Litecoin também pode ser minerada ao mesmo tempo que a Bitcoin e com o mesmo hardware.

A Litecoin continua a crescer e a ganhar popularidade devido às suas características e fácil utilização. A rede Litecoin está programada para produzir 84 milhões de unidades monetárias.

Site Oficial: http://litecoin.org

Namecoin (NMC)

A Namecoin é um Domain Name System (DNS) distribuído alternativo e baseado no protocolo Bitcoin. É uma moeda digital peer-to-peer descentralizada como a Bitcoin. A Namecoin foi lançada em Abril de 2011. A Namecoin usa um índice de blocos completamente separado da Bitcoin e atualmente recompensa 50 moedas por bloco minerado. A NMC permite registar e transferir com segurança nomes arbitrários sem qualquer censura possível.

Site Oficial: http://namecoin.info

PPcoin (PPC)

A PPcoin é outra moeda criptográfica peer-to-peer baseada na Bitcoin, no entanto, ganhou a sua posição no meio da multidão oferecendo novos recursos e funcionalidades. A PPcoin é relativamente nova na corrida as moedas digitais, lançada em Agosto de 2012. A PPcoin oferece um modelo de segurança avançado e a oferta da moeda é "não-determinística". Novos blocos são gerados a cada 10 minutos e a dificuldade de mineração é ajustada a cada bloco extraído com sucesso.

O recurso mais interessante da PPcoin é que em vez de fornecer uma quantidade fixa/pré-determinada de moedas como recompensa pela mineração (como a Bitcoin), a recompensa varia de acordo com a dificuldade de cada bloco extraído. E ao fazê-lo, a PPcoin proporciona equilíbrio entre a dificuldade de mineração e a recompensa da mineração, o que tecnicamente faz a mineração mais gratificante.

Site Oficial: http://ppcoin.org

Terracoin (TRC)

A Terracoin é mais uma moeda baseada na Bitcoin. Usa o mesmo algoritmo de mineração que a Bitcoin (SHA-256), o que, por muitos, é visto como um ponto fraco, pois, caso sejam descobertos problemas na mineração da Bitcoin, a Terracoin irá partilhar esses problemas.

A rede Terracoin é ainda mais rápida a confirmar transações que a rede Litcoin, cerca de 20% mais rápida.

A rede Terracoin está programada para produzir um máximo de 42 milhões de moedas.

Site Oficial: http://terracoin.org/

Outras Moedas Criptográficas

Existem outras moedas criptográficas alternativas à Bitcoin mas que ainda não se afirmaram no mercado digital, aqui fica uma lista:
  • Tonal Bitcoin (TBC)
  • IxCoin (IXC)
  • Devcoin (DEV)
  • FreiCoin (FRC)
  • I0coin (I0C)
  • Liquidcoin (LQC)
  • BBQCoin (BBQ)
  • NovaCoin (NVC)
  • FeatherCoin (FTC)
  • ByteCoin (BTE)
  • BitBar (BTB)
  • CHNCoin (CNC)
  • JKC (JKC)
  • FranKo (FRK)
  • GoldCoin (GLD)
  • PrimeCoin (XPM)

Qual a melhor?

Essa é uma questão verdadeiramente difícil. A Bitcoin é sem dúvida a mais popular e poderosa entre todas as moedas criptográficas. Mas a concorrência está cada vez mais perto. A cada dia que passa a mineração de Bitcoin fica mais difícil e os mineiros começam a migrar para as alternativas. Outro ponto positivo para as moedas alternativas é que oferecem características únicas e outras opções atraentes.

Munido deste conhecimento, pode, agora, decidir qual a moeda digital é a mais adequada para as suas necessidades.

Posts Relacionados

4 comentários

  1. Olá, vocês poderiam incluir a Primecoin que é a única moeda que utiliza números primos como forma de confirmação das transações, cada transação tem a 1° confirmação em apenas 1min em média. Como a PPcoin também não é determinística e a recompensa dos mineiros varia na relação 999 / Dificuldade^2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback, Raphael.

      A NovaCoin e a FeatherCoin merecem um pequeno paragrafo que irei adicionar assim que possa, a PrimeCoin posso incluir na lista.

      Eliminar
  2. Olá!

    O que você acha da DEVCOIN, tem algum site onde acompanha sua cotação?

    Abraços e parabéns pelo artigo

    Rodrigo Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rodrigo, podes ver neste site:

      http://coinmarketcap.com/dvc_30.html

      Eliminar

Enviar um comentário

Subscrever por Email