Como começar a usar Bitcoin

A primeira coisa que necessita de fazer é obter uma 'Carteira Bitcoin' para poder receber e enviar moedas. Bitcoin é uma 'moeda' digital descentralizada com base na Internet, no entanto, continua a precisar de uma carteira onde guardar as suas moedas.

Uma 'carteira bitcoin' é um programa que lhe permite interagir com a rede Bitcoin e existem vários tipos de carteiras Bitcoin disponíveis. O método mais fiável de usar a rede Bitcoin é conhecido como 'execução de um nó completo' e consiste em executar um programa no seu computador que mantém o registo de todas as transações Bitcoin que já ocorreram, esse registo é conhecido por blockchain. No entanto, descarregar o blockchain completo tornou-se uma tarefa demorada que exige recursos substanciais e assim surgiram alternativas mais fáceis e rápidas de obter uma carteira.

Existem vários websites que oferecem carteiras online o que permite criar carteiras instantaneamente.

Existem também aplicações que funcionam de forma semelhante ao cliente Bitcoin de referência (Bitcoin Core) mas não exigem o download do blockchain.

Em seguida dou dois exemplos de como obter uma carteira bitcoin, estas duas formas são completamente diferentes, a primeira é centralizada e as moedas ficam na custódia do 'exchange', na segunda as moedas ficam completamente sob o controlo do utilizador.

Configurar uma conta Coinbase


O Coinbase é um website onde pode comprar, vender e armazenar não só bitcoin mas também várias outras criptomoedas e tokens digitais e a variedade da oferta vai aumentando à medida que são adicionadas criptomoedas e tokens mais populares.

Para poder comprar e vender bitcoin no Coinbase terá que passar a verificação de identidade onde tem de fornecer documentos que comprovem identificação e local de residência.

O Coinbase é um dos exchanges mais antigos e bem sucedidos, pode ser usado com um grau de confiança bastante elevado, no entanto tenha sempre cuidado ao usar estas plataformas e active todas as opções de proteção que estão à sua disposição

Coinbase também oferece aplicações móveis para Android e iOS e assim poderá levar as suas moedas sempre consigo.

Coinbase - Carteira Bitcoin

Configurar uma carteira Electrum


Electrum é uma carteira que fica totalmente sob o controlo do utilizador, por isso tem de ter especial cuidado para nunca perder acesso à bitcoin que possa ter armazenada nessa carteira e fazer o devido backup da frase de recuperação.

Ao correr pela primeira vez a Electrum Bitcoin Wallet irá ver um assistente de instalação, avance e crie uma "Standard wallet", em seguida escolha criar uma nova semente, "Create a new seed" e a seguir selecione "Segwit" e irá ver a semente da sua nova carteira bitcoin.

A partir desta frase (semente; seed) é que irão ser gerados os seus endereços bitcoin e respetivas chaves de acesso, escreva esta frase e guarde num local seguro, nunca revele a frase nem perca acesso a esta, só assim poderá ter acesso às suas moedas.

Carteira Bitcoin Electrum

Escolha uma palavra-chave segura para proteger o acesso à sua carteira Electrum e está pronto para receber e enviar bitcoin através da sua nova carteira Electrum. Tenha em mente que esta carteira está completamente sob o controlo do utilizador e se perder o acesso à carteira e à frase (semente; seed) de recuperação, perderá permanentemente o acesso a qualquer bitcoin que esteja na carteira.

Comprar Bitcoin (Exchanges)


Exchanges são mercados de compra e venda de bitcoin e outros ativos digitais. A oferta varia entre eles e pode ir de somente bitcoin até centenas ou até mesmo milhares de criptomoedas e/ou outros ativos digitais.

Alguns dos melhores e mais fiáveis mercados de negociação de bitcoin e criptomoedas são os seguintes:

Coinbase.com - Muito fácil de utilizar; Várias apps à disposição;

Bitstamp.net - O mais antigo dos exchanges em atividade; App disponível;

Kraken.com - Variedade de moedas e outros ativos à escolha; Várias apps disponíveis;

Bittrex.com - Maior variedade de moedas e outros ativos à escolha;  App disponível;

HodlHodl.com - Utilizadores negoceiam entre si (peer to peer), não existe correspondência automática de ordens; Em Hodl Hodl também existe uma plataforma de empréstimo de Bitcoin e mercado de previsão, tudo peer to peer;

Localbitcoins.com - É um mercado onde os utilizadores negoceiam diretamente entre si, não existe correspondência automática de ordens; Links diretos para os anúncios no Localbitcoins Portugal e LocalBitcoins Brasil.

Comunidades Bitcoin


Com quase 3 milhões de membros o fórum Bitcointalk.org é uma referencia obrigatória entre as comunidades Bitcoin e de criptomoedas. Originalmente como parte do domínio Bitcoin.org, BitcoinTalk é a mais antiga comunidade Bitcoin e foi fundada pelo próprio criador de Bitcoin, Satoshi Nakamoto

O subreddit bitcoin é um ótimo recurso quando se trata das notícias mais recentes e anúncios sobre Bitcoin. Atualmente com 1,9 milhões de assinantes, /r/bitcoin é um dos subreddits que mais cresce e é extremamente ativo.
 

Conclusão


Espero que este artigo sirva de introdução para o mundo extraordinário de Bitcoin que pode ser bastante confuso para um iniciante. Terá alterações e adições sempre que assim for necessário. Neste artigo não foi coberta a mineração de bitcoin porque neste momento é algo bastante complexo, profissional e que exige bastante capital, estudo e conhecimento para ser rentável. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe o seu comentário.

Posts Relacionados

21 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado Jr.

      O mundo Bitcoin avança a um passo tão rápido que este artigo já precisa de ser revisto.

      Eliminar
  2. PEDRO, UMAS DUVIDAS: GEREI UM BITCOIN NO BITADDRESS.ORG. LA ELE ME GERA, O BITICOIN CODIGO, UM ENDERECO PUBLICO EM CHAVE E A CHAVE PRIVADA. QUERO MANTER MINHA CARTEIRA COMIGO SEM DEPENDER DE QUALQUER SITE....COMO FACO PRA USAR ESSE ENDERECO QUE CRIEI NO SITE BITADDRESS.ORG NO PROGRAMA BITCOIN QUE VC CITOU AI EM CIMA? PQ QUANDO EU INSTALO ELE, JA VEM UM ENDERECO LA NA ABA RECEBER, MAS COMO USAR ESSE MEU ENDERECO AI? NAO CONSEGUI COLOCAR ELE LA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma mais fácil e rápida de importar uma chave privada é em Blockchain.info, daí podes enviar as moedas para outra carteira se assim o pretenderes.

      Eliminar
  3. Pedro preciso falar com você, gostaria de saber como faço para ganhar mais pois se tenho 50 amigos e quero que eles minerem para mim como faço existe um software que baixo e as pessoas trabalham para im, meu skype é : eltonveng, email: eltonjn@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elton.

      A mineração de bitcoin tornou-se um processo bastante dispendioso no que toca a hardware, os computadores pessoais não geram o suficiente sequer para pagar a electricidade que é consumida no processo.

      A mineração de bitcoin actualmente é feita através de hardware especializado (ASIC), para minerar com CPUs o melhor será tentar uma moeda alternativa, basta configurar o miner para apontar para a tua conta na pool ou para um endereço controlado por ti.

      Eliminar
  4. Oi, Pedro!!! Já tenho minha própria carteira, já sincronizei, já criptografei e já fui receber algumas frações nos sites da lista de "FREE BITCOINS". Já passou + de 48 horas e ainda não recebi nada... Isto é normal???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva.

      Provavelmente ainda não atingiste o mínimo necessário para receber.

      Alguns sites da lista também já não estão a pagar, irei atualizar em breve.

      Entretanto podes visitar http://onebtc.blogspot.com/ que tem mais algumas opções para ganhar bitcoin.

      Tem em atenção que os faucets oferecem quantidades muito pequenas.

      Eliminar
  5. Olá. Obrigado por criar este blog. É um bom ponto de introdução à bitcoin.

    Tenho pena de não ter investido em bitcoin quando pela primeira vez ouvi falar delas, há 3 anos. Provavelmente seria rico, agora.

    De qualquer forma, gostava de saber como se processa a conversão das bitcoins em dinheiro real (no nosso caso, sendo portugueses, em euros). Sei que há sites que facultam esse serviço, muitas vezes transferindo para contas paypal. Mas e do paypal para a conta no banco, por exemplo? Como declaro o dinheiro que fiz em bitcoin na hora de apresentar o IRS? Calculo que ainda não haja legislação nesse âmbito.

    Obrigado e perdoe-me a pergunta admitidamente ignorante mas julgo que não devemos ter vergonha de procurar conhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tony, nunca uses Paypal para compra ou venda de bitcoin, vai contra os termos do Paypal e podes ter a tua conta congelada.

      O site que aconselho para compra/venda de bitcoin é o bitstamp.net, as transferências bancárias via SEPA são bastante rápidas, também podes usar kraken.com e bitcoin.de.

      Neste momento não tens de te preocupar com impostos, isto é um mercado não regulado, no entanto, no futuro, provavelmente, a compra e posterior venda com lucro de bitcoin será visto como qualquer outro activo como o ouro por exemplo.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta. Dei o paypal como exemplo embora admitidamente ainda nao tenha aprofundado a questão.

      Mas, imaginemos o caso de um desses milionários das bitcoins (como sei que há alguns). Pessoas que investiram ao início e se podem dar ao luxo de, neste momento, viver inteiramente do lucro providenciado pelas suas bitcoins.

      Quando convertem as ditas bitcoins em dinheiro devem ter de declarar algo, não? Quer-me parecer que, sendo alvo de uma auditoria e não declarando nada no seu IRS, podem vir a ter problemas?

      Eliminar
    3. Tony, isto é uma tecnologia nova, os legisladores que já olharam para ela ainda estão a tentar enquadrar na legislação existente ou criar uma nova que se aplique a esta tecnologia. Coisas como é uma moeda? É um activo? Ainda estão a ser discutidas.

      Se alguém vai movimentar milhões convém tentar cumprir a legislação existente para evitar qualquer problema.

      Em Portugal desconheço qualquer regulação ou decisão sobre como lidar com bitcoin.

      Eliminar
  6. Pedro quantos bitcoins você tem?

    tem outras formas de bitcoin tipo o dogecoin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Romario, isso não é coisa que se pergunte. :)

      E sim, tenho algumas moedas alternativas inclusive Dogecoin.

      Eliminar
  7. Ola,
    baixei o programa bitcoin Cliente, já esta totalmente sincronizado, porem não consigo visualizar qual é o numero da minha carteira para conseguir angariar bitcoins pela internet. Poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Encontras o endereço no separador "Receber moedas", podes gerar quantos endereços quiseres, tem em atenção que tens de fazer um novo backup à carteira sempre que gerares um endereço novo.

      Eliminar
  8. Então cada vez que eu clico em receber moedas, gera um novo endereço certo...
    Porem isso não invalida o endereço que foi gerado anteriormente?

    ResponderEliminar
  9. bas gostaria saber se é possivel fazer uma transferencia da minha conta bancaria para a minha carteira de bitcoins?

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Pedro.

    Podes fazer isso facilmente em Portugal através de Coinbase.com, é só registar e seguir os passos até fazer transferência bancária e comprar bitcoin.

    ResponderEliminar
  11. Olá é de 2013 ainda posso segui-lo?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Subscrever por Email